PAS

Os sistemas de avaliação de desempenho de ETA (PAS_WTP) e ETAR (PAS_WWTP) têm uma estrutura análoga. Ambos compreendem uma componente de avaliação de desempenho global (OvPA) e uma componente de avaliação de desempenho operacional (OpPA).

A componente operacional inclui três subcomponentes: qualidade da água/água residual tratada (OpPA_Water_Q), eficiência de tratamento (OpPA_Treat_Ef) e funcionamento dos órgãos (OpPA_UOP).

Estes sistemas são orientados por objectivos, normalizados e quantitativos, direccionados para os aspectos operacionais, e destinados a apoiar as tomadas de decisão no âmbito da operação e da reabilitação das instalações.


Avaliação de desempenho global (OvPA) topo
A Avaliação de desempenho global (OvPA):

  • permite avaliar a estação como um todo
  • destina-se a apoiar a decisão a um nível mais elevado de gestão técnica da estação
  • baseia-se em indicadores de desempenho (ID)
  • é efectuada com base em informação de registos históricos
Avaliação de desempenho operacional (OpPA) topo
A Avaliação de desempenho operacional (OpPA):

  • destina-se a apoiar a decisão ao nível operacional, sendo adequada para utilização, e.g., pelo responsável técnico da estação
  • baseia-se em índices de desempenho
  • é efectuada com maior detalhe, obtendo-se informação ao nível da operação/processo unitário (OPU) ou etapa de tratamento
PAStool topo
O PAS, se aplicado na sua totalidade, envolve o tratamento de um elevado volume de dados, para o cálculo das variáveis e das medidas de desempenho e respectiva visualização de resultados, pelo que a aplicação manual deste sistema corresponderia a uma tarefa morosa e complexa.

Para obviar esta questão, foram concebidas e desenvolvidas as ferramentas de cálculo automático PAStool_WTP (para ETA) e PAStool_WWTP (para ETAR).

 
Avaliação de desempenho global (OvPA) Avaliação de desempenho operacional (OpPA)